Santarém, 19 Jan (Ecclesia) – Santarém vai assinalar a 21 de Maio o terceiro centenário da sua catedral com a realização de um colóquio, revelou à Agência ECCLESIA o director da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja Católica.
A comemoração dos 300 anos da sé, antiga igreja do Colégio dos Jesuítas e do Seminário de Santarém, vai beneficiar da conclusão do inventário dos seus bens, salientou o padre Joaquim Ganhão.
A iniciativa conta com a participação de especialistas no campo da talha, pintura e escultura, prevendo-se também intervenções sobre a presença da Companhia de Jesus (Jesuítas) e do Seminário de Santarém.
“A nossa catedral é uma espécie de elogio da beleza da Igreja e da fé”, refere o sacerdote, realçando que ela é uma “das mais jovens do país”.
O padre Joaquim Ganhão deseja que a sessão se realize quando já estiverem a serem concretizados os trabalhos de requalificação da igreja e dos espaços onde vão ser instalados o museu da sé e o arquivo diocesano.
O projecto da Rota das Catedrais, em que se enquadram estas obras, resulta de um protocolo entre o Ministério da Cultura e a Igreja Católica com o objectivo de requalificar aqueles edifícios.
RM