Cardeal-patriarca felicita a «diocese tão próxima» pela nomeação de D. José Traquina
Lisboa, 07 out 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje que a vida e o ministério o novo bispo de Santarém definem-se pela “generosidade, piedade e acerto pastoral” e felicitou a diocese “tão próxima” pela nomeação de D. José Traquina.
Até agora bispo auxiliar de Lisboa, D. José Traquina foi hoje nomeado pelo Papa Francisco para bispo da Diocese de Santarém, sucedendo a D. Manuel Pelino.
“A nomeação suscita dois sentimentos, assim expressados: primeiro, a ação de graças a Deus pela vida e ministério do Senhor D. José Traquina entre nós, o Patriarcado, onde nasceu e cresceu, onde foi Sacerdote e Bispo, com tanta generosidade, piedade e acerto pastoral”, afirma D. Manuel Clemente.
Para o cardeal-patriarca, “as qualidades sempre demonstradas” por D. José Traquina “fazem dele um autêntico sacramento de Cristo Pastor no meio do seu povo”.
“Muito aproveitámos nós no Patriarcado e muito aproveitarão os seus novos diocesanos”, refere D. Manuel Clemente.
O cardeal-patriarca felicita depois a Diocese de Santarém, “tão próxima” de Lisboa “pela geografia, a história e a atualidade eclesial”.
“Na continuidade do fecundo trabalho dos Senhores D. António Francisco Marques e D. Manuel Pelino Domingues, D. José Traquina saberá corresponder inteiramente às necessidades e expetativas dos seus novos diocesanos”, sustenta D. Manuel Clemente.
“Rezemos por ele e rezemos por todos, confiantes em Cristo e na Mãe da Igreja!”, conclui o cardeal-patriarca na mensagem publicada na página da internet do Patriarcado de Lisboa.
PR