Santarém: Faleceu o padre Pedro Miguel Castro Marques, aos 57 anos

Santarém, 03 nov 2025 (Ecclesia) – O padre Pedro Miguel Castro Marques, da Diocese de Santarém, morreu no sábado, aos 57 anos, na Unidade de Cuidados das Irmãs Hospitaleiras na Idanha, onde se encontrava internado devido a um tumor cerebral.

A Missa exequial, presidida pelo bispo diocesano, realiza-se hoje, pelas 10h, na igreja da Praia do Ribatejo (Santarém), sendo o sacerdote depois sepultado no cemitério local, informa uma nota da diocese enviada à Agência ECCLESIA.

Nascido a 22 de setembro de 1968, na freguesia de São Pedro, Torres Novas, o padre Pedro Miguel Marques foi ordenado presbítero a 18 de outubro de 1998, aos 30 anos, por D. Manuel Pelino Domingues.

Iniciou o ministério sacerdotal como pároco de Almoster, Santarém e Ereira, Cartaxo.

Realizou a licenciatura em Direito e em Teologia e, já sacerdote, concluiu o Mestrado também em Teologia.

Ao longo da vida, o padre Pedro Marques exerceu a função de pároco da Paróquia Portuguesa de Paris, cargo para o qual foi nomeado em 2010, e foi enviado para serviço na Diocese de São Tomé e Príncipe (2015).

Segundo informa a Diocese de Santarém, desempenhou o papel de membro do Conselho Presbiteral e foi eleito coordenador do Secretariado Permanente deste Conselho.

Além disso, foi o coordenador diocesano da equipa responsável pela promoção dos trabalhos sobre o Sínodo da Sinodalidade e elaboração da respetiva síntese diocesana.

“O Padre Pedro Marques era dotado uma boa capacidade de escrita que procura ser compreensível para todos, com as ideias bem organizadas. Era inteligente e com bom relacionamento, especialmente com os colaboradores”, pode ler-se na nota assinada pelo vigário-geral.

“Para melhor cuidar da sua vida espiritual, nas casas paroquiais em que habitou, tinha sempre um lugar reservado para a oração. Ao longo da vida foi particularmente provado pelo sofrimento. Que todos os Todos os Santos o acolham no Reino Eterno de Deus”, concluiu.

LJ/OC 

Partilhar:
Scroll to Top