Santarém, 16 abr 2020 (ECCLESIA) – O padre Frutuoso Duarte Matias, presbítero da Diocese de Santarém, faleceu, no hospital distrital daquela localidade, no dia 15 de abril.
“Tendo em conta as circunstâncias o corpo seguirá diretamente para o cemitério de Moçarria na tarde desta quinta-feira”, anuncia a Diocese de Santarém.
O Bispo de Santarém, D. José Traquina, vai presidir às exéquias em que, além do pároco local, só podem participar “um número reduzido de familiares”.
O Padre Frutuoso Duarte Matias nasceu em Moçarria, concelho de Santarém, no dia 13 de janeiro de 1939 e foi ordenado presbítero a 15 de agosto de 1967, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço da Diocese de Lisboa.
Incardinou-se na Diocese de Santarém aquando da sua criação.
O padre Frutuoso iniciou o exercício do ministério sacerdotal, em 1967, como coadjutor das Paróquias de Tremês, Várzea, Arneiro de Milhariças, Abrã, Romeira, Azoia de Baixo, Azoia de Cima e Abitureiras.
Em 1972 foi nomeado pároco de Madalena e Beselga no concelho de Tomar.
Esteva também como pároco de São Pedro e Salvador de Torres Novas, e diretor do Jornal “O Almonda” num “período particularmente difícil do ponto de vista político e social”.
No início do ano de 2017, por motivos de saúde, cessa as funções e passa a residir na Casa Sacerdotal, no Edifício do Seminário em Santarém.
Quando perdeu a autonomia a família transferiu-o para o Lar Mocarriense.
LFS