Santarém, 30 mai 2017 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém tem patente ao público, até 16 de outubro, a exposição «A beleza da Mãe de Deus – da infância ao dia em que o sol bailou».
A exposição está organizada em três núcleos e procura apresentar uma “cronologia com os principais momentos da vida da Virgem Mãe, seguindo-se uma abordagem às inúmeras invocações marianas – títulos que o Povo de Deus, ao longo dos tempos, foi atribuindo a Maria pela sua particular intercessão”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Por fim, em pleno centenário das Aparições de Fátima, uma memória à Cova da Iria, à Senhora vestida de luz – e aos pastorinhos, agora santos – “invocação particularmente acarinhada pelos portugueses”, realça o comunicado.
A mostra reúne obras dos séculos XVI ao XX, “na maioria peças desconhecidas do público”, e apresenta, sobretudo, pintura e escultura, segundo a temática que pretende transmitir.
Esta exposição apresenta também “duas pinturas sobre tela, atribuídas à escola de Bento Coelho da Silveira”, doadas ao Museu Diocesano de Santarém por José Torgal Roque Dias
LFS