Santarém: Diocese vai oferecer contributo quaresmal às vítimas do tornado

Crise deve levar católicos a rever «estilo de vida», escreve D. Manuel Pelino

Santarém, 09 Mar (Ecclesia) – O bispo de Santarém anunciou hoje que o contributo quaresmal da diocese vai apoiar as vítimas do tornado que afectou os concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere, no último mês de Dezembro.

Na sua mensagem para a Quaresma, D. Manuel Pelino adianta que este apoio conta com 50% do montante da chamada renúncia quaresmal, sendo que a outra metade se destina ao Fundo Social Solidário criado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em 2010.

A «renúncia quaresmal» é uma modalidade de partilha deste período do calendário litúrgico da Igreja Católica que apela à oferta de um montante monetário destinando a finalidades eclesiais ou socio-caritativas, por parte dos cristãos, obtido pela abstenção de gastos não essenciais da vida quotidiana.

Em 2010, a diocese de Santarém recolheu 40 mil Euros “em benefício da reconstrução de estruturas da Igreja do Haiti”.

D. Manuel Pelino considera que “a actual crise económica provocou novas formas de pobreza escondida, que se tornaram por vezes dramáticas”.

“No ambiente de consumismo, de conforto e de luxo, de ostentação e de extravagância, encontramos muitas pessoas que sofrem carências de bens essenciais”, alerta.

O prelado apresenta a Quaresma como “uma preciosa oportunidade para rever” o estilo de vida e “repensar, à luz da fé, os critérios e os valores” que orientam a existência.

“A crise económica e ética que estamos a atravessar torna ainda mais pertinente a proposta quaresmal”, prossegue.

D. Manuel Pelino convida a um percurso quaresmal “de recolhimento, de exercício espiritual, a fim de procurar, com paciência e perseverança, a verdade e o bem”.

“Corremos realmente o risco de viver ao sabor das nossas inclinações e caprichos, da moda e da publicidade, oscilantes na superfície das coisas, vazios por dentro, sem convicções nem projectos de vida”, assinala.

A Quaresma, que começa hoje com a celebração das cinzas, é um período de preparação para a Páscoa, maior festa do calendário litúrgico cristão, com a duração de 40 dias, marcados por apelos ao jejum, à partilha e à penitência.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top