Bispo destaca importância de um documento que «realça a beleza e o encanto» do matrimónio e da família
Santarém, 15 fev 2017 (Ecclesia) – A Diocese de Santarém está a promover até março uma série de encontro de formação sobre a exortação apostólica do Papa Francisco sobre a Família, ‘A Alegria do Amor’, nas várias vigararias da região.
Numa nota publicada na página da diocese na internet, o bispo de Santarém já destacou a importância de abordar “um documento de grande riqueza, que realça a beleza e o encanto do matrimónio e oferece propostas muito práticas para desenvolver a união e a felicidade na família”.
Isto numa época em que a proposta de vida em comum “parece que perdeu o encanto”, frisou D. Manuel Pelino.
Para aquele responsável, numa cultura atual que “impele os jovens a não formarem família” ou a “casar pela Igreja”, é fundamental que “os educadores, pais e familiares, catequistas, fiéis em geral, tenham claras” as “motivações” que levam a Igreja Católica a defender a proposta da família e do matrimónio cristão.
“Na verdade, como alerta o Papa, caímos muitas vezes no erro de gastar o tempo a lamentar a decadência ou a criticar a superficialidade das gentes novas em vez de indicar caminhos de felicidade. Não vale a pena limitarmo-nos a uma denúncia retórica dos males atuais”, frisou o bispo de Santarém.
Até 10 de março, os encontros de formação sobre a exortação apostólica ‘A Alegria do Amor’ vão passar pelas vigararias do Cartaxo, Torres Novas, Santarém e Rio Maior.
“Primeiro que tudo devemos ter a convicção e apresentar testemunhos de que o matrimónio é um caminho de felicidade. E os jovens desejam esse caminho. Outro cuidado é falar do matrimónio a partir do amor e da felicidade. Um amor verdeiro é o segredo da família que se considera como uma comunidade de amor e de vida, mais do que um contrato com deveres e direitos”, salientou o responsável católico.
JCP