Bispo de Santarém indicou confiança, amor e serviço como o caminho de relação dos cristãos
Santarém, 07 abr 2023 (Ecclesia) – O bispo de Santarém disse os padres, no seu ministério, assumem o serviço à comunidade e que a sua razão “está na comunicação da graça e alimento espiritual”, devendo por isso, promover “a união da pessoa com Deus”.
“O ministério sacerdotal é portanto um serviço à comunidade dos irmãos na fé e a sua razão de ser está na comunicação da graça e alimento espiritual que os cristãos recebem na celebração da Eucaristia, promovendo a união da pessoa humana com Deus”, explicou D. José Traquina durante a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, celebrada na Quinta-feira, na Sé da diocese.
Dando início à celebração do Tríduo Pascal em Santarém, com a missa da “instituição da Eucaristia”, o responsável quis sublinhar a “instituição do mandamento do amor fraterno”, expresso no gesto do lava-pés.
“Jesus quer dar aos seus apóstolos um ministério e uma capacidade de amar que se traduza em serviço e purificação da humanidade. Trata-se de amar e cuidar dos outros nossos semelhantes como Deus quer, para isso é necessário alargar o coração e rever objetivos pessoais”, explicou.
D. José Traquina convidou ao gesto do lava-pés como tradução do “espírito da missão apostólica de todos os cristãos”.
“Confiar, amar e servir”, indicou como caminho de relação dos cristãos com o mundo.
LS