Comunicado final informa que diocese quer “envolver todos” no Ano Missionário
Santarém, 27 jun 2018 (Ecclesia) – O bispo de Santarém presidiu a uma reunião do Conselho Presbiteral que refletiu sobre a nota pastoral do episcopado português para o Ano Missionário e os principais resultados do inquérito diocesano aos jovens.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Santarém informa que da reflexão dos sacerdotes à pastoral juvenil se destaca “a necessidade” de criar um Secretariado diocesano que reúna representantes dos principais movimentos e que coordene as diversas atividades, “respeitando as diferenças de cada carisma”.
Os sacerdotes querem ter mais “informação” sobre as atividades do secretariado da pastoral juvenil e dos Convívios Fraternos, sendo que deste movimento que está a assinalar 50 anos há a necessidade de um programa de “formação contínua” para os jovens depois do seu retiro.
“Que trabalhemos para que cada movimento não se feche sobre si, resistindo à integração nas comunidades paroquiais”, foi outra necessidade identificada pelo Conselho Presbiteral de Santarém, reunido a 21 de junho, na sala de São José do seminário diocesano.
O responsável diocesano da Pastoral Juvenil destacou seis aspetos do inquérito diocesano realizado aos jovens no âmbito do Sínodo dos Bispos 2018 sobre ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.
Segundo o padre Ricardo Conceição, na diocese escalabitana a periodicidade de participação dos jovens em ritos católicos “varia entre a diária e a ausência total, sendo que o ritmo semanal não é dominante”, e a palavra vocação é mais entendida como “projeto de vida ou realização pessoal do que consagração ou casamento”.
O sacerdote salientou também das respostas ao questionário diocesano que as atividades da Igreja mais valorizadas pelos jovens “são as caritativas, missionárias e litúrgicas” e o que consideram “mais importante na Igreja” é que seja “coerente”.
Sobre o calendário diocesano, o comunicado informa que se confirma a celebração da Eucaristia no aniversário da criação da Diocese e da Dedicação da Sé, a 16 de julho, às 21h00.
Já no dia 5 de outubro, a diocese é mobilizada para uma assembleia, pelas 15h00, e a Eucaristia vai marcar o envio para o Ano Missionário.
O Conselho Presbiteral de Santarém e o seu bispo D. José Traquina refletiram também sobre a Nota Pastoral “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, da Conferência Episcopal Portuguesa, que convoca Ano Missionário especial, que começa em outubro, e destaca-se o objetivo de “envolver todos” na diocese: Catequese, jovens, adultos, etc.
Na reunião foram também aprovados os Estatutos do Conselho Presbiteral, “depois de algumas emendas de pormenor” e o Ecónomo da Diocese de Santarém apresentou as contas referentes ao ano de 2017.
CB