Pároco prepara regresso das cerimónias comunitárias com a ajuda da população
Santarém, 27 mai 2020 (ECCLESIA) – As paróquias de Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada, na Diocese de Santarém estão a preparar o regresso das celebrações comunitárias, a partir de sábado, optando por espaços ao ar livre para congregar mais pessoas, em segurança.
O pároco local, padre João Ramalho Ribeiro, explicou à reportagem da Agência ECCLESIA que, depois de dialogar com a população, optou por espaços mais arejados, em espaços rurais e com pouco barulho.
A comunidade de Outeiro da Cortiçada organizou-se e fizeram grupos que se revezam aos domingos: “Uns preparam tudo e outros arrumam tudo”.
O espaço ao ar livre ainda “está em preparação” e “vai ser colocada uma rede, para fazer sombras”, adiantou o sacerdote.
A Junta de Freguesia “também está a ajudar na montagem do espaço” que necessita de “instalação de aparelhos sonoros”.
Este domingo a comunidade junta-se para celebrar pela primeira vez, desde a suspensão de 13 de março, por causa da propagação do novo coronavírus, mas a “solução encontrada é para três meses”, período após o qual se fará uma reavaliação.
O padre João Ramalho espera que o risco da Covid-19 esteja “mais controlado” e existam “mais informações sobre o vírus”, nos próximos tempos.
Numa localidade próxima, Arruda dos Pisões, também se transferiu a celebração da Eucaristia para um espaço contíguo à igreja.
Naquele espaço coberto, mas arejado já estão a imagem de Nossa Senhora”, as velas e “alguns tapetes que estavam junto ao altar” da igreja paroquial
A preparação destes espaços vai estar em destaque este domingo, no programa 70X7, que é transmitido na RTP2.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou a 8 de maio uma série orientações para a celebração do culto público católico no contexto da pandemia de Covid-19, com normas para higienizar os espaços e as pessoas e celebrar os vários sacramentos.
HM/LFS/OC