Santarém: Catedral vai acolher núcleo museológico diocesano

Projeto reforça ligação das comunidades com um monumento que celebra 300 anos de existência

Santarém, 14 nov 2011 (Ecclesia) – A Comissão dos Bens Culturais da Igreja de Santarém vai avançar para a criação de um núcleo museológico diocesano para responder às dificuldades de preservação de património existentes ao nível das diversas paróquias.

“Há muitas peças de valor mas que estão desafetas ao culto e não encontram em cada paróquia a dignidade para a sua fruição” explica Eva Raquel Neves, da referida comissão, em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA.

O projeto vai ser acolhido pela Sé de Santarém, no âmbito da “Rota das Catedrais”, financiada por fundos nacionais e comunitários, e é visto por aquela responsável como mais um contributo do monumento para a “unidade pastoral” da diocese.

Por outro lado, vem dar maior visibilidade à catedral escalabitana, numa altura em que decorrem as comemorações do seu 300º aniversário de edificação.

No sábado, a comissão assinalou a data com um colóquio que abarcou as dimensões artística, teológica e pastoral daquela estrutura emblemática da cidade.

Segundo Eva Raquel Neves, tratou-se de um evento “bastante positivo” para o “conhecimento e valorização da catedral de Santarém”, especialmente numa comunidade que “não tem muita tradição neste tipo de iniciativas de âmbito religioso”.

Uma dinâmica que os responsáveis culturais diocesanos querem continuar a alimentar, a partir de um conjunto de “visitas temáticas”, entre janeiro e maio, e com o desenvolvimento de parcerias com os outros serviços pastorais.

“É preciso que os diversos secretariados da pastoral procurem trazer as comunidades a este espaço, sobretudo as crianças, adolescentes e jovens, para que possam perceber melhor não só a sua simbologia como a sua importância enquanto Igreja mãe da diocese”, defendeu Eva Raquel Neves.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR