Santarém, 10 set 2016 (Ecclesia) – A Catedral e Museu Diocesano de Santarém recebem hoje a cerimónia de descerramento da placa comemorativa do Prémio ‘Europa Nostra 2016’, atribuído pela União Europeia (UE) ao património cultural.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Museu Diocesano de Santarém informa que a cerimónia que vai assinalar o Prémio ‘Europa Nostra 2016’, da UE, conta com a presença do bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, e do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.
Na Catedral e Museu Diocesano de Santarém também vão estar em representação da Comissão Europeia em Portugal, João Tàtá dos Anjos, e Guilherme d’Oliveira Martins, membro da direção do Centro Nacional de Cultura, a entidade que representa a ‘Europa Nostra’ em Portugal.
O evento, que começa pelas 15h30, na Sé, com a música da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, é também realizado no contexto da comemoração do segundo aniversário do museu diocesano, inaugurado a 12 de setembro de 2014.
Após as intervenções vai ser descerrada a placa comemorativa do prémio, seguida de uma “breve visita” ao espaço museológico com a abertura da exposição temporária: “Rota das Catedrais em Santarém (2009-2014): memória e projeto.”
Os dois edifícios da Igreja Católica foram distinguidos com o Prémio ‘Europa Nostra 2016’, da União Europeia para o Património Cultural, que é considerado “o mais importante” da área, pelo seu projeto de reabilitação implementado pelo projeto Rota das Catedrais.
A cerimónia de entrega dos ‘Prémios Europa Nostra 2016’ realizou-se no dia 24 de maio, no Teatro Zarzuela, em Madrid, e os vencedores tinham sido anunciados pela Comissão Europeia e a ‘Europa Nostra’ a 7 de abril.
O Museu Diocesano de Santarém contextualiza que os 28 vencedores, de 16 países, foram distinguidos pelos “contributos exemplares” em quatro categorias – conservação, investigação, serviço dedicado ao património, educação, formação e sensibilização – de um total de 187 candidaturas, apresentadas por organizações e indivíduos de 36 países de toda a Europa, analisadas por “peritos independentes”.
Para além do património religioso de Santarém, foi premiado o projeto de Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O comunicado relembra ainda que a Sé de Santarém foi “submetida a um significativo e abrangente” projeto de conservação, preparado a partir de 2009, e que foi implementado entre 2012 e 2014.
A fachada e o interior da Catedral de Santarém “exigiram” processos de estabilização e limpeza, bem como a recolocação de elementos “danificados no decurso do tempo”, sendo o trabalho no conjunto escultórico e pictórico “particularmente notável”.
O prémio ‘Europa Nostra’, dedicado ao património cultural na Europa, foi lançado pela Comissão Europeia em 2002
CB/OC