Santarém: Bispo pede atenção às contas das paróquias

D. Manuel Pelino publica Nota Pastoral sobre assuntos económicos e patrimoniais

Santarém, 26 Mar (Ecclesia) – O bispo de Santarém publicou uma Nota Pastoral sobre assuntos económicos e patrimoniais, apelando à “prestação de contas e entrega dos «Ofertórios Consignados»” por parte dos párocos.

“É uma questão de justiça e de administração fiel de bens que não nos pertencem mas são da Igreja”, assinala D. Manuel Pelino, em documento publicado no site oficial da diocese.

Este responsável promoveu encontros com os « Conselhos Paroquias» para estas áreas e diz que “vários leigos presentes nestes encontros, mostraram-se chocados” ao tomar conhecimento de que “algumas paróquias se esquecem desta responsabilidade”.

“Concluímos que devemos chamar a atenção quando algumas paróquias não apresentarem contas até fins de Março, com os mapas próprios e os respectivos tributos”, indica o bispo de Santarém, acrescenta que o envio das receitas deve fazer-se “dentro de um mês”.

D. Manuel Pelino assinala, por outro lado, que “a gestão da economia e do património das paróquias é feita com a colaboração activa e responsável de leigos dedicados e competentes”.

“A equipa ligada à administração diocesana, que colaborou na orientação destes encontros disponibiliza-se para ajudar e apoiar todos os que experimentam dificuldades em pôr em funcionamento estes Conselhos”, acrescenta.

Para o bispo de Santarém, “a recta administração dos bens materiais é uma condição importante para a evangelização”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top