Santarém: Bispo nomeia novo reitor do Santuário do Santíssimo Milagre

D. José Traquina assinou outro decreto, onde anuncia a nomeação de uma Comissão Administrativa para dirigir a Real Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém

Foto: Diocese de Santarém

Santarém, 14 jan 2025 (Ecclesia) – O bispo de Santarém nomeou o padre Aníbal Manuel Vieira como Reitor do Santíssimo Milagre de Santarém, informa o decreto aprovado no início de janeiro e divulgado esta segunda-feira.

“Havemos por bem nomear Reitor do Santuário do Santíssimo Milagre de Santarém o Padre Aníbal Manuel Vieira, presbítero incardinado nesta Diocese, com todos as obrigações e poderes que os referidos Estatutos lhe conferem”, pode ler-se no documento assinado por D. José Traquina e pelo chanceler da diocese, padre Cláudio Jorge Nunes Rodrigues no dia 7 de janeiro.

Em novembro de 2024, o bispo de Santarém elevou o Santuário do Santíssimo Milagre a Santuário Diocesano, que tem origem na Igreja de Santo Estêvão de Santarém, onde no século XIII, em 1247, aconteceu o Santíssimo Milagre de Santarém.

Um segundo decreto comunica a nomeação de uma Comissão Administrativa para dirigir temporariamente, no máximo seis meses, a Real Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém.

A equipa é constituída pelo padre Aníbal Manuel Vieira, presidente; e cinco vogais: diácono Pedro Fernando Narciso Madeira, Maria do Carmo Gentil Pimentel, Leonor Maria de Carvalho Ortigão Ramos Seabra e Eduardo José de Sá Rodrigues.

A nomeação da Comissão Administrativa justifica-se com base de o mandato dos órgãos de Governo da Real Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém ter terminado em setembro de 2024 e os Irmãos não terem procedido a novo ato eleitoral.

“Esta Comissão ficará incumbida da missão de, com o Reitor do Santuário do Santíssimo Milagre de Santarém, apresentar um projeto em ordem a separar administração do Santuário da administração da Irmandade”, indica ainda o decreto.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top