Diocese celebrou 41.º aniversário de criação
Santarém, 18 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, assinalou o 41.º aniversário de criação da diocese, na catedral local, e afirmou que este território tem ajudado a promover uma Igreja “mais próxima da vida real”.
“A criação de uma diocese torna a Igreja, una santa católica e apostólica, mais próxima da vida real e da cultura de um povo. Na verdade, na organização de uma diocese, a Igreja realiza-se na totalidade das suas dimensões”, declarou o prelado, na homilia da Missa a que presidiu este sábado, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
D. Manuel Pelino lembrou que a Diocese de Santarém nasceu num contexto de “renovação e de evangelização” após o Concílio Vaticano II.
“41 anos de história não é muito tempo para uma instituição eclesial. Somos uma diocese jovem, mas chamada a crescer”, sublinhou.
O bispo de Santarém observou, no entanto, que este crescimento não se mede “com critérios humanos, sociológicos”, mas pela dimensão espiritual.
“O paradigma da Igreja que nasce do Pentecostes é uma Igreja em crescimento, uma Igreja em saída que abre as portas e percorre os caminhos da missão, ao encontro de todos os povos”, observou.
A homilia sublinhou depois a importância da celebração dos sacramentos, “sobretudo da Eucaristia”, e da partilha de bens.
A celebração ficou marcada pela ordenação de um diácono, na reta final da sua preparação para o sacerdócio.
OC