Santarém: Bispo apela à partilha

D. Manuel Pelino lembra «carências alimentares» por causa da crise

Santarém, 24 jun 2011 (Ecclesia) – O bispo de Santarém lançou esta quinta-feira um apelo à solidariedade e à “partilha fraterna”, lembrando que passa por “carências alimentares”, por causa da crise.

“Em tempos de forte individualismo e de carências alimentares, a eucaristia deve avivar em nós a atenção e a partilha fraterna para com todos os que necessitam de ajuda”, disse D. Manuel Pelino, durante a homilia da missa do Corpo de Deus.

Para o prelado, as celebrações da eucaristia são, para os católicos, “projeto e apelo de fraternidade, de paz e de justiça”.

“Desde os tempos apostólicos [séc. I], a participação na eucaristia criou uma cultura de convivialidade e de solidariedade”, precisou D. Manuel Pelino.

Este responsável sublinhou que “ao longo da história, os fiéis cristãos mostraram assombro e veneração pela presença eucarística”.

No século XIII, acrescentou o bispo de Santarém, “viveu-se mais intensa e refletidamente a veneração e a adoração eucarística e foi instituída a festa do Corpo de Cristo pelo Papa Urbano IV”.

O texto da homilia está disponível no site da diocese.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top