Santarém: Bispo alerta para a «responsabilidade de partilha no apoio» para as despesas da «formação nos Seminários»

D. José Traquina pediu, em mensagem, a «oração pelos seminaristas e pelos padres que assumem a missão do acompanhamento e formação humana e espiritual»

Foto Agência ECCLESIA/PR. D. José Traquina

Santarém, 31 out 2025 (Ecclesia) – O bispo de Santarém, D. José Traquina, publicou hoje uma mensagem a propósito da Semana dos Seminários 2025, alertando para a necessidade de apoio à formação nestas instituições.

“Serve também esta semana para alertar à responsabilidade de partilha no apoio para as despesas da formação nos Seminários”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para D. José Traquina, “cuidar e rezar pelos Seminários e pelas vocações de especial consagração corresponde ao desejo de um mundo melhor onde os discípulos de Jesus são enviados e onde a missão da Igreja acontece”.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Igreja Católica em Portugal, promove a Semana de Oração pelos Seminários 2025, de 2 a 9 de novembro, com o convite ‘Precisamos de ti’, de Jesus e de Leão XIV, particularmente aos jovens.

O bispo de Santarém apela à “oração pelos seminaristas e pelos padres que assumem a missão do acompanhamento e formação humana e espiritual”.

“Com o lema ‘Precisamos de Ti’ fica o apelo à oração humilde, no reconhecimento de que a vocação sacerdotal e a fidelidade à missão como um enviado de Cristo só podem acontecer como um dom de Deus à sua Igreja e ao mundo”, escreveu.

D. José Traquina destaca sinais de esperança em tempo de dificuldades, dando conta que “no Seminário de Santarém, referência institucional que se tornou sede da Diocese criada há cinquenta anos, reside o diácono André Henriques, candidato à ordenação sacerdotal”.

“No Seminário Patriarcal dos Olivais estão os dois seminaristas da Diocese de Santarém: o Francisco Sá Nogueira, no 6º ano e candidato à Ordenação de Diácono e o João Zambujo, no 1º ano do Curso de Teologia”, indicou.

Na mensagem, o bispo diocesano informa que este ano foi recriada a “‘Obra das Vocações’ e foi nomeado o padre Magney da Silveira para valorizar nas comunidades paroquiais este apelo permanente à oração pelas vocações”.

“Estou certo de que Jesus continua a tocar o coração de muitos jovens a sugerir caminhos de missão e de entrega amorosa ao seu povo e de anúncio e testemunho junto de quem não conhece a mensagem da vida nova do Evangelho. Na alegria da Fé, pelos seminaristas, pelos padres, por todos e com todos rezemos confiantes e com esperança”, concluiu.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou vários subsídios para a Semana dos Seminários 2025, como o cartaz, catequeses, preces e admonições, uma vigília de oração, e a pagela de oração.

“O Papa precisa, a Igreja precisa, as Dioceses precisam, as Comunidades precisam e os Seminários particularmente precisam de jovens que sigam o convite de Jesus, para que como discípulos se disponham a ser sacerdotes diante dos desafios de hoje”, afirmou D. Vitorino Soares, presidente deste organismo, na nota pastoral dedicada a este período.

LJ/OC  

Partilhar:
Scroll to Top