Santarém: Bispo afirma que «é inspirador» o «amor pela humanidade consagrado por Jesus»

Para D. José Traquina «o mundo necessita ser pensado com mais coração»

Santarém, 18 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo de Santarém afirmou que “O mundo necessita ser pensado com mais coração”, na homilia de Sexta-feira Santa, onde explicou que Jesus se submete “às consequências da injusta violência presente na organização da sociedade”.

“Contemplando-o morto na Cruz, temos presente os que morreram vítimas de guerras e conflitos: na Síria, na Ucrânia, em Gaza, na Nigéria, no Sudão, em Moçambique e outros países”, disse D. José Traquina, na Sé de Santarém.

Na homilia da Paixão do Senhor de Sexta-feira Santa, enviada à Agência ECCLESIA, o bispo diocesano lembrou as situações atuais no mundo para dizer que “o Amor pela humanidade consagrado por Jesus é inspirador” e critério para uma “nova ordem no relacionamento dos povos, para uma cultura de diálogo e de construção de sociedades mais justas”.

D. José Traquina explicou que “Jesus submete-se às consequências da injusta violência presente na organização da sociedade”.

“O mundo necessita ser pensado com mais coração. Hoje contemplamos na Cruz a ‘grandeza e a beleza’ do coração de Cristo que tornou presente no mundo o Amor de Deus por toda a humanidade, sem revolta nem condenação de ninguém.”

O bispo de Santarém explicou que a “Paixão e a Cruz resumem a vida de Jesus”, são o critério ou a forma como decidiu viver a vida neste mundo, “sem esconder dificuldades”.

“E exigindo coragem, fé e amor generoso, propõe que, em liberdade, o sigamos com critérios semelhantes aos seus: «Quem quiser seguir-me, pegue na sua cruz e siga-me» (Mt 16,24)”, indicou D. José Traquina.

CB

Partilhar:
Scroll to Top