Uma delegação encabeçada por D. Silvano Maria Tomasi, observador permanente da Santa Sé junto dos serviços da ONU, em Genebra, está presente na Conferência Mundial sobre o Clima, a decorrer na cidade suíça.
O encontro, que reúne 2500 autoridades e especialistas no assunto, teve início ontem. Segundo o director-geral da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Michel Jarraud, os participantes discutirão medidas para melhorar a previsão do tempo a longo prazo, especialmente na África e nas nações em desenvolvimento.
A Conferência de Genebra não é parte do processo da Conferência de Copenhaga, que, em Dezembro deste ano, procurará obter um acordo mundial para substituir o Protocolo de Quioto, prevendo cortes nas emissões de gases causadores do efeito estufa.
Porém, os envolvidos no encontro desta semana ressaltam a importância do evento para auxiliar todos os países a obterem informações para adaptação às condições climáticas extremas previstas pelo aquecimento global.
A reunião desta semana discute um documento chamado “Estrutura Global para Serviços Climáticos”, que pode moldar decisões sobre água, agricultura, pesca, florestas, transporte, turismo, energia e preparo para desastres naturais. Não estão previstos pronunciamentos da delegação da Santa Sé.