Santa Sé: Papa nomeia missionário português consultor do Dicastério para o Clero

Francisco escolheu também mais duas mulheres para lugares de liderança no Vaticano

Cidade do Vaticano, 25 nov 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje o padre Fernando Domingues, superior provincial dos Missionários Combonianos em Portugal, como consultor do Dicastério para o Clero, lê-se no boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O padre Fernando Domingues é o responsável nacional dos Missionários Combonianos em Portugal, desde 2020, e, nos últimos anos, esteve em Roma, onde desempenhou funções de secretário-geral da Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo e Reitor do Pontifício Colégio Urbano, informa o instituto religioso na sua página na rede social Facebook.

O novo consultor do Dicastério para o Clero é doutorado em Teologia, foi ordenado presbítero em 1985, esteve em missão no Quénia e é natural de Vagos, na Diocese de Aveiro.

Este dicastério é articulado em quatro secções – Clero, Seminários, Administrativa, Dispensas – é responsável também pelo Curso de Prática Administrativo-Canónica e pelo Instituto ‘Sacrum Ministerium’, que publica uma revista com o mesmo nome.

No boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, desta sexta-feira, foi divulgada também a nomeação de Antonella Sciarrone Alibrandi como subsecretária do Dicastério para a Cultura e a Educação, que tem como responsável (prefeito) o cardeal português D. José Tolentino Mendonça.

Antonella Sciarrone Alibrandi é professora de Direito Económico, na Faculdade de Ciências Bancárias, Financeiras e de Seguros da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão, cidade italiana onde nasceu.

A nova subsecretária do Dicastério para a Cultura e a Educação é presidente da Associação de Professores de Direito Económico e membro de várias entidades como a Associação Europeia para o Direito Bancário e Financeiro.

O Papa Francisco nomeou também como secretária da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra, a arqueóloga Raffaella Giuliani, autora de muitos textos sobre as catacumbas, que já tinha como ‘Magister’ da Academia Pontifícia Cultorum Martyrum, no dia 16 de setembro; como presidente desta comissão foi escolhido o monsenhor Pasquale Lacobone

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top