Sucede ao cardeal Raniero Cantalamessa que esteve no cargo 44 anos
Cidade do Vaticano, 09 nov 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou, este sábado, o padre Roberto Pasolini como novo pregador da Casa Pontifícia.
Frade capuchinho, biblista e professor, envolvido na atividade académica, mas também na pastoral com os pobres, pessoas com deficiência e presos, ao padre Pasolini cabe as pregações das catequeses do Advento e da Quaresma ao Papa e à Cúria Romana, lê-se no boletim da Santa Sé.
O padre Roberto Pasolini sucede ao franciscano Raniero Cantalamessa (90 anos) que ocupou este cargo desde 1980, servindo três papas, e que foi criado cardeal em 2020.
O cardeal Cantalamessa esteve naquele cargo quarenta e quatro anos e fez pregações, em cada Quaresma e em cada Advento, diante de três Papas e da Cúria Romana.
Neste sábado, 09 de novembro, Cantalamessa termina o mandato que lhe foi confiado por João Paulo II em 1980 e renovado por Bento XVI e por Francisco, o Papa que em 2020 também quis conceder-lhe a púrpura (que Cantalamessa aceitou, mas pedindo para manter o hábito franciscano).
Com 53 anos completados no dia 5 de novembro, nascido em Milão, Pasolini está na Ordem Franciscana dos Frades Menores Capuchinhos desde 7 de setembro de 2002, tendo sido ordenado sacerdote em 2006.
Foi professor de Línguas bíblicas e de Sagrada Escritura na Studio Theologico Laurentianum Interprovinciale dos Frades Menores Capuchinhos de Milão e Veneza. Atualmente, ensina Exegese bíblica na Faculdade Teológica da Itália Setentrional, em Milão, colaborando com a Arquidiocese ambrosiana na formação de professores de religião e com a Conferência Italiana dos Superiores Maiores.
Uma atividade, a académica, que o novo pregador conjuga com uma “intensa atividade pastoral: encontros de formação, pregações de retiros e exercícios espirituais, acompanhamento espiritual e também iniciativas de caridade junto dos grupos mais frágeis da sociedade que realiza ao lado dos noviços dos quais é formador”.
É também autor de vários artigos e livros sobre espiritualidade bíblica e olha com interesse para as novas tecnologias, novos meios de comunicação como podcasts e as oportunidades da Inteligência Artificial.
Talvez alguma reminiscência de quando era um jovem envolvido com a computação, bem como na política, antes de descobrir – como revelou numa entrevista ao programa Soul da TV2000 – que as ideologias não tornam o homem mais livre.
“A única liberdade vem de Deus porque “a verdadeira liberdade é libertar-se do sentimento de culpa, porque a redenção de Cristo restaurou o vínculo do bem com Deus”, afirmava.
A pregação do padre Pasolini é um tipo de pregação que aborda os temas mais profundos da existência humana e da fé, sempre ligados aos acontecimentos atuais e às novas tendências.
Uma característica que o une ao seu antecessor Cantalamessa, que agora continuará a sua vida de estudo, leitura e oração na Ermida do Amor Misericordioso de Cittaducale, território da Diocese de Rieti, ao lado de algumas monjas clarissas a quem serve, em um em certo sentido, como capelão.
LFS