Disse o Papa Francisco aos participantes da Assembleia Plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Cidade do Vaticano, 22 abr 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse, na manhã deste sábado, no Vaticano, aos participantes da Assembleia Plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, os ministérios são expressão da “única missão da Igreja” e “formas de serviço aos outros”.
Aos participantes da II assembleia plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (organismo da Santa Sé), que tinha como tema «Leigos e ministérios na Igreja sinodal» e é presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, o Papa recordou que há serviços ministeriais, atribuições, ofícios, cuja finalidade é levar “os valores cristãos ao mundo social, político e econômico” do nosso tempo.
Uma missão confiada, sobretudo, aos leigos, que têm a tarefa de “anunciar o Evangelho e transformar a sociedade”, lê-se no portal VaticanNews.
“Nunca percam o carácter de proximidade com as mulheres e os homens do nosso tempo”, sublinhou Francisco.
Os ministérios instituídos “não esgotam” a ação ministerial da Igreja, que, “desde as primeiras comunidades cristãs, envolveu os fiéis”, disse.
“A ação ministerial dos leigos não se funda no sacramento da Ordem, mas no Batismo, porque todos os batizados – leigos, celibatários, casados, sacerdotes, religiosos – são ‘christifideles’, os que acreditam em Cristo, são seus discípulos e, portanto, chamados a participar da missão que a Igreja lhes confia, mediante ministérios específicos”, disse o Papa Francisco.
LFS