Santa Sé discute alternativas para um novo diálogo ecuménico

Sessão Plenária do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos começa hoje no Vaticano

De 15 a 19 de Novembro, realiza-se no Vaticano a Sessão Plenária do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, dedicada ao tema “Rumo a uma nova etapa do diálogo ecuménico”.

De acordo com um comunicado da Santa Sé, o encontro tem como objectivo “suscitar um interesse renovado pela causa da unidade” e reafirmar a vontade de “prosseguir o caminho rumo à plena comunhão de todos os cristãos”.

Um dos pontos altos deste evento está marcado para a próxima Quarta-feira, com a comemoração do 50º aniversário da instituição do secretariado (hoje Conselho Pontifício) para a promoção da unidade dos cristãos.

O acto público de dia 17 de Novembro será presidido pelo actual presidente do organismo, D. Kurt Koch, contando ainda com intervenções do cardeal Walter Kasper, seu predecessor e dois representantes de outras Igrejas cristãs: Rowan Williams, primaz da Igreja Anglicana e o Metropolita Ioannis, do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla.

O Secretariado foi instituído a 5 de Junho de 1960 pelo Papa João XXIII, com o Motu Próprio “Supremo Dei Nutu”, como uma das comissões preparatórias para o Concílio Vaticano II. Em 1988, João Paulo II foi quem mudou o nome de Secretariado para Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Desde a sua existência que este dicastério tem procurado gerir e consolidar as relações da Igreja Católica com as outras denominações cristãs.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top