Cidade do Vaticano, 08 mar 2023 (Ecclesia) – No contexto do Dia da Mulher que se assinala hoje, 8 de março, representantes do mundo académico e do Vaticano vão refletir sobre o tema ‘Mulheres na Igreja: Artífices da humanidade’, em Roma.
A iniciativa, que serve para preparar o congresso com o mesmo tema em 2024, realiza-se, às 16h00 (hora italiana) no dia 08 de março, no auditório João Paulo II da Universidade Pontifícia Urbaniana, em Roma (Itália),
Antonella Sciarrone Alibrandi; Gabriella Gambino; D. Rino Fisichella e Cristina Reyes são alguns dos oradores desta iniciativa.
O Papa Francisco assinalou hoje, o Dia Internacional da Mulher, destacando o contributo feminino para uma “sociedade mais humana”.
“Penso em todas as mulheres: agradeço pelo seu empenho na construção de uma sociedade mais humana, através da sua capacidade de apreender a realidade com um olhar criativo e um coração terno. Este é um privilégio das mulheres”, disse, no final da audiência pública semanal, perante os aplausos das milhares de pessoas presentes, no Vaticano.
O Papa alerta, num texto inédito, para a “cultura patriarcal e machista” que alimenta a violência e a discriminação contra as mulheres, no prefácio do livro ‘More Women’s Leadership for a Better World’ (Mais lideranças femininas para um mundo melhor), que vai ser lançado esta sexta-feira.
“A violência contra a mulher é uma ferida aberta, resultante de uma cultura patriarcal e machista de opressão. Devemos encontrar o tratamento para curar esta praga e não deixar as mulheres sozinhas”, escreve Francisco, na obra que inclui um texto de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, sobre a liderança das mulheres nestas instituições académicas.
LFS/OC/CB