«É um irmão que vem ao encontro da Igreja de Roma para falar para procurar construir um caminho em comum», realça o Papa Francisco
Cidade do Vaticano, 10 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa recebe hoje em audiência o líder da Igreja Ortodoxa Copta do Egito, Tawadros II, que vai permanecer em Roma até segunda-feira.
Durante a eucaristia desta manhã, na Casa de Santa Marta, Francisco considerou a visita do patriarca egípcio, a primeira nos últimos 40 anos, como “um motivo de alegria” para a Igreja Católica”.
“É um irmão que vem ao encontro da Igreja de Roma para falar e para construir um caminho em comum”, salientou o Papa, de acordo com a Rádio Vaticano.
O patriarca, 118° Papa de Alexandria, foi escolhido a 4 de novembro de 2012 e está à frente de uma comunidade com cerca de 10 milhões de cristãos.
Desde a eleição de Tawadros II que se verificou uma “crescente aproximação entre as comunidades cristãs no Egito”, que levou à instituição de um Conselho de Igrejas Cristãs no país, realça um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé.
Segundo o Vaticano, a Igreja Copta é “uma das realidades mais importantes na paisagem eclesial do Médio Oriente”, onde os cristãos “têm de enfrentar situações de grande dificuldade”.
O predecessor de Tawadros, Shenouda III, encontrou-se com Paulo VI em maio de 1973, altura em que foi assinada uma “importante declaração cristológica comum” que ditou o início do diálogo ecuménico bilateral.
A agenda do patriarca copta em Roma, além de uma reunião e de um momento de oração com o Papa, inclui encontros com responsáveis da Cúria Romana, visitas aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e encontros com membros da comunidade ortodoxa na capital italiana.
RV/JCP/OC