Fátima, Santarém, 16 jan 2012 (Ecclesia) – Os restos mortais (relíquias) de São João Bosco, fundador dos Salesianos, congregação católica dedicada à educação da infância e juventude, vão passar por Portugal de 1 a 18 de setembro para serem veneradas.
O anúncio foi feito este sábado num encontro que reuniu em Fátima “mais de 600” religiosos e leigos pertencentes à família salesiana, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Na sessão foi apresentado o lema para 2012 do reitor-mor da congregação, o padre mexicano Pascoal Chavéz, “Conhecendo e imitando Dom Bosco façamos dos jovens a missão da nossa vida”.
A missa foi presidida por um dos bispos auxiliares de Lisboa, D. Joaquim Mendes, pertencente aos salesianos.
O prelado propôs iniciativas para a vivência espiritual da peregrinação das relíquias, que estão a passar por vários países com vista às celebrações do bicentenário do nascimento do fundador, em 2015.
O padre italiano São João Bosco nasceu a 16 de agosto de 1815 e morreu em 1888, a 31 de janeiro, data em que a Igreja Católica faz a sua evocação litúrgica.
Os mais de 15 700 salesianos que trabalham em 130 países, de acordo com dados de 2010 publicados no site da congregação, exercem a sua ação em centros juvenis, colégios, escolas de formação profissional, paróquias, lares, universidades, residências e centros de comunicação social.
A congregação entrou em Portugal em 1894, estando atualmente presente em Lisboa, arredores, Porto, Évora, Cascais, Mirandela, Mogofores, Poiares e Vendas Novas, bem como na Madeira e Açores.
A família salesiana inclui a Comunidade Canção Nova, que está na origem do canal televisivo com o mesmo nome.
RJM