
Lisboa, 10 jul 2025 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana informa que o ‘Programa D. Bosco – Projeto Vida’ (PDBPV) vai lançar dois projetos de voluntariado missionário, em dois países lusófonos, em Díli (Timor-Leste), e na ilha de São Vicente (Cabo Verde).
“Os projetos de voluntariado missionário, dinamizados este ano, têm como objetivo proporcionar uma experiência profunda de missão e solidariedade, integrando momentos de preparação, serviço no terreno e partilha, posterior, da experiência”, explicam os Salesianos de D. Bosco, em nota enviada, esta quinta-feira, 10 de julho, à Agência ECCLESIA.
Os dois projetos de voluntariado missionário do PDBPV, que vão ser desenvolvidos em contextos onde “a presença salesiana é sinal de esperança junto dos mais pobres e necessitados”, realizam-se nos “150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana”, quando atravessaram o Oceano Atlântico rumo à Patagónia (em 1875).
Os Salesianos de Portugal explicam que o primeiro projeto de voluntariado missionário vai se realizar em Timor-Leste, intitulado ‘ensinar Português, construir futuro’, em colaboração com os Salesianos de Timor, e procuram “voluntários com formação ou experiência no ensino da Língua Portuguesa”, para uma missão educativa, no Instituto Superior Salesiano de Díli.
Este projeto tem como objetivo reforçar o ensino da Língua Portuguesa junto de estudantes universitários timorenses, promovendo “o seu crescimento académico e humano”, enquanto os missionários realizam “uma profunda experiência” de interculturalidade e desenvolvimento pessoal, e “pode decorrer” de 1 de setembro a 1 de junho de 2026.
O segundo projetos de voluntariado missionário do Programa D. Bosco – Projeto Vida vai decorrer em Cabo Verde, “numa comunidade salesiana marcada pela ação social e pastoral”, na ilha de São Vicente, é de “curta duração”, e tem lugar no verão, em julho e agosto de 2026.
Com momentos de “formação, serviço no terreno e partilha posterior”, esta missão em Cabo Verde destina-se a jovens comprometidos com a pastoral salesiana, “disponíveis para viver a missão ao estilo de Dom Bosco”, através da animação de crianças e jovens, “apoio educativo, atividades pastorais e convivência comunitária”, e são convidados a ‘servir com alegria, acompanhar com esperança’.
A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana explica que o ‘Programa D. Bosco – Projeto Vida’ é aberto aos jovens que integram os “grupos de formação humana e cristã das várias presenças Salesianas em Portugal”, que se organizam, durante o ano, para “preparar e fazer acontecer a missão que os leva ao encontro de tantos que deles precisam”.
A Pastoral Juvenil Salesiana coordena o voluntariado internacional promovido pelos Salesianos em Portugal e Cabo Verde; no ‘Programa D. Bosco – Projeto Vida’, desde 2007, o Voluntariado Missionário Salesiano Internacional tem duas orientações, “de curta ou de longa duração”.
A congregação religiosa, fundada pelo padre italiano São João Bosco, que entrou em Portugal em 1894, celebra o seu ‘Dia Missionário Salesiano’, a 11 de dezembro.
A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana é composta por 10 presenças e a sede provincial, têm cinco escolas em Portugal continental, uma na ilha da Madeira, e uma em Cabo Verde, na ilha de São Vicente, frequentadas “por cerca de 10 mil alunos”, enquanto “cerca de 9 mil crianças, jovens e adultos frequentam outras atividades, educativas e pastorais”.
CB