Cardeal espanhol vai suceder a D. Agostino Vallini, de 85 anos de idade

Cidade do Vaticano, 16 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV nomeou hoje D. Ángel Fernández Artime, cardeal espanhol da congregação dos Salesianos de Dom Bosco, como legado pontifício para as basílicas papais de Assis, as igrejas de São Francisco e Santa Maria dos Anjos.
A nomeação do novo “Legado Pontifício para as Basílicas de São Francisco e Santa Maria dos Anjos em Assis”, o cardeal Ángel Fernández Artime, feita por Leão XIV, foi publicada esta quarta-feira, dia 16 de julho, no boletim da sala de imprensa da Santa Sé.
O cardeal espanhol vai suceder como representante papal junto das duas basílicas franciscanas de Assis a D. Agostino Vallini, de 85 anos de idade, que foi nomeado pelo Papa Francisco, em novembro de 2017.
D. Ángel Fernández Artime, de 64 anos de idade, é o pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica da Santa Sé.
O religioso espanhol, que era o reitor-mor dos Salesianos de Dom Bosco, foi criado cardeal no consistório 2024, a 30 de setembro, na Praça de São Pedro, após ter sido nomeado cardeal pelo Papa Francisco, no dia 9 de julho de 2023.
Enquanto o superior geral da congregação religiosa dos Salesianos, o padre Ángel Fernández Artime, esteve em Lisboa, entre 31 de julho e 8 de agosto, para a Jornada Mundial da Juventude 2023, que decorreu na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto; presidiu à festa do Movimento Juvenil Salesiano, o SYM Day, e presidiu à tomada de posse do novo Provincial de Portugal e Cabo Verde, o padre Tarcízio Morais.
CB/OC