Lisboa, 19 jul 2016 (Ecclesia) – O Movimento Juvenil Salesiano (MJS) está a encerrar o ano pastoral com um acampamento nacional, que reúne 370 elementos, até esta sexta-feira, no parque de campismo de Paredes da Vitória, em Alcobaça.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Fundação dos Salesianos informa que o acampamento nacional do MJS tem quatro objetivos, como “continuar a experiência formativa” realizada ao longo do ano e continuar a “aprendizagem prática dos valores de partilha, da interajuda e do serviço”.
Com a atividade que começou esta segunda-feira e termina dia 22 de julho, sexta-feira, pretendem também “reforçar” o sentido de pertença ao MJS e que os 370 participantes encontrem-se com “Deus por meio da natureza, da reflexão e da oração”.
Ao longo destes dias os temas das atividades dividem-se em grupos etários e os pré-adolescentes no tema ‘Parte para a Missão’ têm um ideário relacionado com a cidade perdida da Atlântida.
Por sua vez, os adolescentes com ‘Mercy’s way’ vão procurar “dar resposta” aos pedidos do Papa Francisco do Ano da Misericórdia e aos jovens foi proposto o tema ‘Campus Misericordiae’ e um ideário no âmbito dos Jogos Olímpicos.
Do programa destaca-se a experiencia de voluntariado numa instituição em Pataias que os pré-adolescentes vão realizar esta quarta-feira, enquanto os jovens têm uma experiência de missão o dia todo.
Já os adolescentes são convidados a fazer a ‘Caminhada da Misericórdia’ até à Marinha Grande; A atividade começa durante tarde desta quarta-feira e o regresso ao acampamento é na manhã do dia seguinte.
Na quinta-feira, os três grupos vão participar em celebrações penitenciais e no dia seguinte a Eucaristia de encerramento do acampamento nacional do Movimento Juvenil Salesiano, é pelas 11h00, no parque de campismo de Paredes da Vitória, em Alcobaça.
CB