“Entras no sonho?” foi o tema escolhido para a iniciativa que decorreu ao longo de cinco dias
Lisboa, 27 jul 2024 (Ecclesia) – Mais de 200 jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) participaram, de segunda até esta sexta-feira, no acampamento nacional, que teve lugar em Mogofores, em Aveiro.
“Mogofores foi a capital da juventude salesiana, onde reinou a alegria e a amizade. Parecíamos estar em Valdocco, onde salesianos, salesianas e jovens estavam em família”, afirmou o padre Juan Freitas, Delegado Nacional da Pastoral Juvenil, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Entras no sonho?” foi o tema escolhido para o acampamento nacional deste ano, recordando as celebrações dos 200 anos do “Sonho dos 9 anos” de Dom Bosco, fundador dos Salesianos.
Ao longo dos cinco dias, os jovens, provenientes dos diversos centros dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) de norte a sul de Portugal, envolveram-se nas diversas atividades lúdicas, desportivas e pastorais, “promovendo a integração e a amizade entre todos”, informa a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.
Segundo o delegado nacional da Pastoral Juvenil, num espírito de verdadeira comunhão e proximidade, todos se empenharam para “alegrar a vida daqueles jovens, sedentos de Deus”.
As atividades foram preparadas por uma vasta equipa de animadores, de Salesianos Cooperadores, de SDB e de FMA que tentaram sempre destacar a importância do protagonismo juvenil, na construção de um mundo mais justo e fraterno.
A iniciativa contou com momentos de oração, celebrações eucarísticas, confissões e Adoração ao Santíssimo Sacramento, que proporcionaram uma “profunda experiência de encontro com Deus”, assinalam os Salesianos de Dom Bosco.
“Impressionou a noite de Adoração com os jovens a rezar em silêncio noite dentro”, destacou a Irmã Linda Vieira, coordenadora provincial da Pastoral Juvenil.
O provincial dos Salesianos, padre Tarcízio Morais, presidiu à eucaristia final, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, um dos “pontos altos do acampamento nacional”, assinala o comunicado.
Segundo os SDB, a provincial das FMA também participou na iniciativa e, “num ‘Boa Noite’ muito especial, dedicou algumas palavras de incentivo aos jovens, encorajando-os a viver os valores do Evangelho no seu dia a dia”.
“O Acampamento Nacional do MJS é uma oportunidade única para os jovens viverem o espírito salesiano e levarem consigo esta vivência para suas vidas e ambientes pastorais”, salientam os Salesianos.
O Movimento Juvenil Salesiano é um movimento de comunhão de diversos grupos e associações juvenis integrados na pastoral juvenil dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora.
Unidos pela proposta educativa e evangelizadora inspirada no espírito e estilo de S. João Bosco e S. Maria Domingas Mazzarello, os jovens do MJS são sujeitos e protagonistas do seu crescimento humano e cristão.
LJ