Encontro decorreu na sede provincial em Lisboa e incluiu um workshop sobre a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial

Lisboa, 03 out 2025 (Ecclesia) – As Jornadas Salesianas de Comunicação, com o tema “Comunicar a Esperança”, realizaram-se esta quinta-feira, em Lisboa, reunindo mais de 30 comunicadores, diretores e colaboradores.
O encontro, cujo lema esteve em sintonia com o Jubileu 2025, dedicado à esperança, refletiu sobre comunicação de marca, comunicação da Igreja, inteligência artificial e redes sociais, contando com a intervenção de diferentes especialistas, informam os Salesianos.
Na Sede Provincial em Lisboa, José Aguiar Branco, docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, especialista em Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa, conduziu a primeira palestra.
“A importância da Comunicação para as instituições de ensino” foi o tema da conferência, que o professor contextualizou e “ajudou o público a perceber como definir uma estratégia” comunicacional, informa a nota enviada à Agência ECCLESIA.
A segunda intervenção da manhã foi levada a cabo por Pedro Gil, subdiretor do Gabinete de Comunicação da Opus Dei e consultor do Patriarcado de Lisboa, que apresentou a conferência “Comunicar a Esperança”.
O orador debateu os riscos da resistência à mensagem de Deus com que a comunicação da Igreja se tem de debater atualmente.
Durante o período da tarde, os comunicadores, diretores, administradores, educadores, referentes locais de comunicação e colaboradores da Pastoral salesianos que participaram no encontro colocaram em prática a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial.

Jorge Gamboa, Diretor Pedagógico da Escola Profissional do Fundão e Professor de Matemática
Jorge Gamboa, docente de Matemática e Diretor Pedagógico da Escola Profissional do Fundão, que se tem dedicado aos temas do desenvolvimento curricular e da inovação pedagógica, foi o responsável por dar o workshop.
Antes do encerramento, Miguel Mendes, coordenador da Equipa de Comunicação dos Salesianos, partilhou orientações sobre identidade visual e boas práticas para redes sociais, sublinhando a importância de manter sempre uma “voz salesiana” coerente e autêntica.
O provincial dos Salesianos de Portugal, padre Tarcízio Morais, encerrou o encontro, lembrando que “esta área, da comunicação, faz parte” do carima da família salesiana.
“As relações interpessoais são mesmo o elemento mais importante que temos e em que podemos fazer a diferença”, afirmou.
O padre Tarcízio Morais agradeceu a presença de todos e deixou palavras de incentivo aos funcionários.
“Temos desafios por diante, coisas a pôr em prática. Se estivermos abertos ao desafio, podemos conseguir responder”, concluiu.
Os Salesianos descrevem as Jornadas de Comunicação como “um momento de encontro e formação dirigido a comunicadores, diretores, administradores, referentes locais de comunicação, colaboradores da Pastoral e outros educadores”, cujo objetivo é “promover a reflexão e a capacitação no âmbito da comunicação, reforçando a identidade e a missão salesiana”.
O programa desta edição integra dois eixos centrais – Comunicação Estratégica e Inteligência Artificial – e propôs, em simultâneo, uma reflexão sobre a dimensão espiritual e humana que sustenta toda a ação comunicativa.
“Este encontro representa uma oportunidade para aprofundar competências, partilhar boas práticas e consolidar estratégias, fortalecendo a comunicação interna e externa nos diversos ambientes salesianos”, assinalam os Salesianos.
LJ