Salesianos: IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora em Fátima regista mais de 1200 inscrições

Santuário recebe encontro, de 29 de agosto a 1 de setembro, acolhendo participantes de 40 países

Foto: IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora

Lisboa, 06 jul 2024 (Ecclesia) – A organização do IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora anunciou esta sexta-feira que se inscreveram no encontro, que decorre de 29 de agosto a 1 de setembro, mais de 1200 pessoas.

“O processo de inscrições foi concluído com sucesso, e a organização do Congresso expressa a sua gratidão pela resposta da comunidade salesiana global, evidenciando a amplitude e a profundidade da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os participantes vão deslocar-se até ao Santuário de Fátima provenientes de 40 países: África do Sul, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Congo, Coreia do Sul, Croácia, El Salvador, Equador, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Kuwait, México, Moçambique, Papua Nova Guiné, Paquistão, Peru, Polónia, Quénia,  Senegal, Tanzânia, Timor-Leste, Tunísia, Uruguai, Venezuela, Zâmbia e Portugal.

“Esta diversidade sublinha a universalidade da devoção a Maria Auxiliadora”, destacam os Salesianos.

Ao todo, contabilizam-se 132 equipas de apoio, incluindo 207 religiosos, dos quais 78 são sacerdotes.

As sessões do congresso vão realizar-se em várias línguas, com tradução simultânea em português, espanhol, inglês e italiano.

Segundo a organização, o espanhol vai ser a língua mais falada entre os participantes, representando quase metade dos inscritos, seguida do português, com mais de 400 participantes, e do italiano, com cerca de 200.

Com o tema “Dar-te-ei a Mestra”, o Santuário de Fátima recebe este ano o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, para todos os grupos da Família Salesiana, promovido pela Associação e Maria Auxiliadora (ADMA), cujo objetivo é dar a conhecer, aprofundar e difundir a devoção por Maria Auxiliadora

O programa do congresso inclui visitas guiadas aos locais sagrados, organizadas por grupos linguísticos, em espanhol, português, italiano, inglês e francês, conferências, testemunhos, celebrações eucarísticas, Via-Sacra e uma procissão das velas pela paz.

Pensado para todos os grupos da Família Salesiana, o congresso realiza-se, habitualmente, a cada quatro anos e é “um momento de grande relevância para todos”, estando todos os grupos da congregação convidados a participar “neste importante momento de união e devoção”, referem os salesianos.

O Congresso Internacional de Maria Auxiliadora já passou por Turim (Itália, 1988, 2003, 2015), Cochabamba (Bolívia, 1995), Sevilha (Espanha, 1999), Cidade do México (México, 2007), Czestochowa (Polónia, 2011) e Buenos Aires (Argentina, 2019).

LJ

Partilhar:
Scroll to Top