Salesianos: Faleceu António Silva, cofundador do clube Desportivo Domingos Sávio

«O gosto por estar no meio dos jovens e se dedicar a eles, principalmente aos mais desfavorecidos da sociedade, foi a grande convicção na qual alicerçou a sua vida», assinala a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana

Foto: Desportivo Domingos Sávio

Lisboa, 14 mai 2024 (Ecclesia) – O salesiano António Silva, cofundador do clube Desportivo Domingos Sávio, faleceu durante a noite desta segunda-feira, aos 88 anos, em Manique, onde estava na condição de doente desde 2023.

A missa exequial realiza-se hoje, pelas 14h30, na capela dos Salesianos de Manique, informa a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, numa nota enviada à Agência ECCLESIA, seguindo-se depois o funeral no Cemitério da Galiza no Estoril.

De acordo com a informação, António Purificação Cornélio da Silva nasceu em 1936, em Goa, e ali frequentou o Oratório Salesiano e se sentiu atraído à vida salesiana, “levado pelo exemplo de alguns Salesianos sobres os quais, depois, falava com entusiasmo, manifestando, por eles, grande admiração”.

Depois do noviciado, em Manique, António Silva deu apoio ao ensino de Encadernação, a par de outras tarefas, nas Oficinas de S. José, em Lisboa.

Dedicou-se “com muito empenho” ao Oratório onde, juntamente com outros Salesianos, fundou o clube “Desportivo Domingos Sávio”, assinalam os Salesianos de Dom Bosco (SDB), que acrescentam que como treinador, “foi o rosto e a alma do clube durante largas décadas, granjeando respeito e admiração, principalmente, em Campo de Ourique”.

Depois disso, esteve nas casas salesianas de Mogofores, Porto, Estoril, Évora.

“O gosto por estar no meio dos jovens e se dedicar a eles, principalmente aos mais desfavorecidos da sociedade, foi a grande convicção na qual alicerçou a sua vida”, destacam.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já reagiu à morte de António Silva; o presidente da FPF Fernando Gomes lamentou o desaparecimento de “um exemplo do dirigismo benévolo e referência da formação”, que ajudou a fundar no bairro de Campo de Ourique o Desportivo Domingos Sávio onde nasceram talentos como Válido, João Pereira, Dominguez, Silas.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top