Salesianos: «Diaconia é muito mais do que um mero serviço ministerial», afirmou arcebispo de Évora na ordenação diaconal de Samora Marcel

D. Francisco Senra Coelho incentivou novo diácono a continuar «o caminho da pequenez espiritual»

Évora, 06 jan 2025 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora presidiu à ordenação diaconal do salesiano Samora Marcel, a quem incentivou a continuar “o caminho da pequenez espiritual”, na Missa da Solenidade da Epifania, este domingo, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Évora.

“Que sejas um diácono para a pastoral juvenil, mostrando a esperança ao sonho dos mais novos, o presépio de Belém. Que saibas ajudar todos os jovens, todos os adolescentes e cada criança a encontrar de novo a estrela que os Magos um dia perderam e que o nosso tempo e a nossa geração continua a procurar”, disse D. Francisco Senra Coelho, no final da homilia, citado pela Arquidiocese de Évora em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Ao novo diácono da Igreja Católica, ordenado na Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, o arcebispo de Évora incentivou a encarnar no seu diaconado “o especial dom” do carisma fundacional de S. João Bosco, fundador dos Salesianos, “serviço incondicional e de total entrega da vida às crianças, adolescentes e jovens”, que são os primeiros nas catequeses de Jesus.

“Continua o caminho da pequenez espiritual, faz-te criança na mão de Deus e o Senhor fará de ti estrela de Belém para que as novas gerações cheguem a Belém e se encontrem com o Deus feito criança”, acrescentou D. Francisco Senra Coelho, dirigindo-se ao futuro diácono Samora Marcel.

‘Chamaste-me, aqui estou’, frase bíblica do primeiro livro de Samuel, foi o lema diaconal por Samora Marcel para a sua ordenação, este domingo, dia 5 de janeiro, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos, na cidade de Évora.

Foto: Arquidiocese de Évora

“A diaconia é muito mais do que um mero serviço ministerial, é o local onde se experimenta a presença de Deus como redentor e salvador. O diácono é convocado a participar pelo ministério ordenado na ação evangélica da Igreja, – Palavra, Liturgia e Caridade”, salientou o arcebispo de Évora.

Na Missa da Epifania do Senhor, o presidente da celebração destacou também a “inquietação dos Magos”, que “partiram confiantes” à procura daquilo que lhes poderia dar uma resposta, “que lhes parecia que só poderia ser dada por Alguém”.

“A sua aventura levou-os até Belém, seguindo a Estrela; na viagem feita há o propósito de procurar o Senhor das suas vidas, a descoberta da promessa do Deus fiel, que acabaram por encontrar no Deus-Menino que responde a todas as inquietações do ser humano”, acrescentou D. Francisco Senra Coelho.

Epifania, palavra de origem grega que significa ‘brilho’ ou ‘manifestação’, conhecida popularmente como “Dia de Reis”, celebra-se sempre a 6 de janeiro nos países em que é feriado civil; nos outros países, assinala-se no segundo domingo depois do Natal, como aconteceu em Portugal, este domingo, dia 5 de janeiro.

Após a homilia do arcebispo de Évora, realizou-se o rito de ordenação diaconal de Samora Marcel, com o novo diácono, de 33 anos de idade, a exercer o seu ministério de serviço ao altar na Liturgia Eucarística.

Natural de Timor-Leste, o diácono Samora Marcel fez a sua formação na Comunidade Salesiana de Évora e os estudos filosóficos/teológicos no Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) – recebeu o diploma de Bacharelato em Teologia, no dia 15 de novembro de 2024 –, os votos perpétuos ao serviço da Congregação Salesiana foram celebrados no dia 29 de junho de 2019, na Eucaristia da Festa da Comunidade Provincial de Portugal,

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana informa que Samora Marcel está em Portugal a fazer a sua formação religiosa ao abrigo de um protocolo com a Visitadoria de Timor-Leste dos Salesianos.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR