Votação do público é conhecida este domingo, nos jogos nacionais em Mirandela
Mirandela, 28 abr 2018 (Ecclesia) – A Pastoral Juvenil Salesiana em Portugal está a promover uma votação online para escolher a melhor curta-metragem que vai receber o “prémio do público” no Festival ‘Clip D. Bosco 2018’, este domingo, em Mirandela.
“Saliento a grande originalidade de cada um, tendo em conta o mesmo conteúdo temático como ponto de partida. E destaco, ainda, a profundidade das mensagens apresentadas”, disse hoje o responsável nacional da pastoral Juvenil dos Salesianos à Agência ECCLESIA.
«Não temas! Estou contigo» é o tema pastoral da Província Portuguesa dos Salesianos para o atual ano 2017/2018 e que também deu mote ao concurso de curtas-metragens.
“A grande motivação prende-se com a aproximação que sentimos que pode ser potenciada e valorizada que tem a ver com a presença da dimensão espiritual na vida do jovem”, explicou o padre Álvaro Lago.
Neste contexto, segundo o responsável, colocar os jovens em situação de “criar algo visual que seja potenciador de mensagem” significa aproximarem-se também “do próprio Criador que os inspira no processo criador e ilumina «os corações»” para se centrarem na verdade, “aproximando-os da felicidade”
O concurso ‘Clip D. Bosco’ recorre ao vídeo por “ser uma modalidade que está muito presente na vida dos jovens na atualidade” e “muito atrativa”.
“É uma área que tem marcado bastante a vida das novas gerações e que devemos valer-nos para que este meio privilegiado seja também uma marca cristã”, observou o padre Álvaro Lago.
Em votação estão cinco vídeos (no Youtube) que chegaram todos de Portugal, o concurso estende-se a Cabo Verde – dois de Lisboa, um de Poiares, um do Centro Juvenil de Arouca e um da Ludoteca da Galiza – e convida a fazer “like nas preferidas” porque a que tiver mais “gostos” vai vencer “o prémio do público” que vai ser anunciado este domingo, nos jogos nacionais que estão a decorrer, até dia 1 de maio, em Mirandela.
Para o coordenador nacional da Pastoral Juvenil Salesiana, esta atividade tem “muito para crescer” e pode torna-se “uma marca na comunidade cristã na área da produção de curtas-metragens” com mensagem cristã.
“A adesão tem vindo a aumentar, embora algumas questões técnicas tenham que ser trabalhadas para valorizar as ideias e o esforço de todos os que inicialmente se candidatam”, acrescenta o padre Álvaro Lago.
Desde esta sexta-feira que os Salesianos em Portugal estão envolvidos nos jogos nacionais que decorrem na Diocese de Bragança-Miranda e o sacerdote destaca que o desporto fez “sempre parte do Sistema Preventivo de D. Bosco”, o fundador da congregação.
“Os Jogos Nacionais Salesianos enquadram-se nas dimensões de educar e evangelizar. São, no contexto da Pastoral Juvenil Salesiana, mais um bom exemplo do que pode ser uma proposta que procura valorizar o ser humano e contribuir para a sua formação integral”, desenvolveu.
No futuro mais próximo, o calendário anuncia já o Dia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) que se vai realizar em Fátima, a 19 e 20 de maio, na 66.ª Peregrinação da Família Salesiana.
Segundo o padre Álvaro Lago esse encontro nacional tem vindo a ser “um grande momento de festa e de visibilidade da espiritualidade” juvenil salesiana e quando, a juventude tem sido tão valorizada, nomeadamente na Igreja, “é mais uma demonstração da grande riqueza que existe nos jovens e da força que têm para construir um mundo melhor”.
O tema mobilizador do Dia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano 2108 é ‘Salta do sofá – Jump in’ a partir de algumas mensagens que o Papa Francisco tem oferecido à Igreja e ao mundo e foi decidido no Conselho do MJS.
CB/OC