Poiares, Vila Real, 15 jul 2015 (Ecclesia) – A Banda Juvenil Salesiana de Poiares atuou na Expo Milão 2015, onde a Sociedade de São Francisco de Sales está presente com um pavilhão, numa digressão às cidades italianas de Turim e Milão.
“A Banda Juvenil Salesiana de Poiares abriu as celebrações do «Don Bosco day» com o Hino Salesiano ‘Giù dai Coli’ e animou um cortejo até à Casa Dom Bosco – pavilhão dos Salesianos – que percorreu o Decumano, a rua principal da Expo Milão”, revela o coordenador de Pastoral e Internato do colégio.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre Luís Almeida informa que a digressão da banda juvenil, entre 10 e 14 de julho, partiu de um convite do comissário dos Salesianos de Dom Bosco na Expo Milão 2015.
O ‘Don Bosco day’ foi uma iniciativa inserido na exposição mundial para celebrar o “contributo de São João Bosco e do seu carisma” na educação dos jovens que são a “energia da vida”, como destacou o superior geral dos Salesianos, o padre Angél Fernandez Artime, que também esteve no evento.
Para além do Reitor-mor o comunicado destaca ainda a presença de todo o conselho geral da congregação religiosa, os superiores provinciais da Itália, a Madre-Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, as salesianas, a irmã Yvonne Reungoat, antigos alunos e salesianos cooperadores de todo o mundo.
Antes da participação na Expo Milão 2015, a Banda Juvenil Salesiana de Poiares visitou os lugares da vida do fundador da Família Salesiana no contexto do bicentenário do nascimento de Dom Bosco, que se celebram este ano, e realizaram ainda um concerto no Oratório de Valdocco, a casa-mãe dos Salesianos.
O comunicado acrescenta ainda que os membros da banda regressaram a Portugal com a “certeza renovada” que fazem parte de “uma grande família” com “raízes por todo o mundo”.
CB