«Sacerdotes hoje»: Testemunhos e arte sobre vida dos padres

O Vaticano recebe a 9 de Junho o encontro “Sacerdotes hoje”, que contará com testemunhos e contribuições artísticas relacionadas com a missão dos padres na actualidade.

A iniciativa, que vai juntar presbíteros, religiosos e leigos provenientes de mais de 70 nacionalidades dos cinco continentes, integra-se nas celebrações conclusivas do Ano Sacerdotal, que termina a 11 de Junho.

O programa, organizado pelos padres dos movimentos Focolares, Schöenstatt e Renovação Carismática Católica Internacional, entre outras associações, prevê a presença do responsável pela Congregação para o Clero, o cardeal brasileiro D. Cláudio Hummes, que presidirá às Vésperas, oração litúrgica diária realizada ao fim da tarde.

O encontro contará igualmente com a intervenção do arcebispo de Santiago do Chile e antigo presidente do Conselho de Bispos Latino-Americano, D. Francisco Errázuriz.

Teologia, fidelidade à vocação, superação e confronto de doenças, celibato e fraternidade, vida afectiva e pastoral evangelizadora são alguns dos temas a abordar pelos oradores.

A parte artística estará a cargo do International Multiartistic Performing Group Gen Verde e de padres de diversas partes do mundo.

A sessão, que pode ser acompanhada em directo pela Internet, divide-se em três partes: “Homens de Deus”, “Irmãos entre os irmãos” e “Profetas de um mundo novo”.

Cada secção é introduzida por um vídeo com um pensamento de Bento XVI e vai ser concluída com meditações dos fundadores dos Focolares e de Schöenstatt, respectivamente Chiara Lubich e Pe. José Kentenich.

O evento “pretende dar uma resposta, usando sobretudo a linguagem do testemunho e da arte, aos grandes desafios que a Igreja e a sociedade apresentam ao sacerdote hoje”, segundo os organizadores.

Os padres dos Focolares e de Schöenstatt prepararam outras iniciativas, como uma representação teatral dedicada ao patrono dos sacerdotes, São João Maria Vianney, agendada para 6 de Maio, em Roma.

A Renovação Carismática Católica propõe aos padres um dia de retiro, a 8 de Junho, também em Roma, enquanto que a cidade internacional dos Focolares, em Loppiano (Itália) propõe aos presbíteros um programa nos dias anteriores e posteriores às celebrações conclusivas do Ano Sacerdotal.

Com Zenit

Partilhar:
Scroll to Top