Carta cita proposta do Papa e apela ao apoio do patriarca Cirilo, de Moscovo, para implementar cessar-fogo de 17 a 24 de abril
Lisboa, 13 abr 2022 (Ecclesia) – Os episcopados católicos da União Europeia (COMECE) e a Conferência das Igrejas Cristãs (CEC) enviaram uma carta aos presidentes da Rússia e da Ucrânia, para pedir um cessar-fogo nas celebrações da Páscoa, de 17 a 24 de abril.
“Esta trégua seria benéfica para os cidadãos dos dois países, oferecendo-lhes uma pausa da incerteza preocupante sobre a vida dos seus entes queridos que estão a lutar nos conflitos e são afetados por estes”, refere o texto, divulgado online, que foi endereçado a Putin e Zelenskiy.
Os presidentes da COMECE e da CEC, respetivamente o cardeal Jean-Claude Hollerich e Christian Krieger, sublinham que o cessar-fogo geral daria “aos cristãos na Rússia e Ucrânia, irmãs e irmãos em Cristo, a oportunidade de celebrar a Páscoa com paz e dignidade”.
O apelo evoca a posição assumida pelo Papa, no último domingo, quando Francisco defendeu uma “trégua pascal” que abrisse caminho a negociações de paz.
A COMECE e a CEC informaram o patriarca Cirilo, de Moscovo (Igreja Ortodoxa), sobre esta iniciativa, pedindo o seu apoio, para permitir uma celebração da Páscoa com dignidade.
OC
Rússia/Ucrânia: Papa apela a «trégua pascal», que abra caminho a paz