Por ocasião do centenário da evangelização da província de Katanga, sudeste da República Democrática do Congo, as autoridades locais decidiram dedicar uma rua de Lubumbashi, capital da província, a Jean-Félix Hemptine, primeiro Bispo da cidade.
O Pe. Jean-Félix Hemptine, monge beneditino da Abadia de Saint-André-lez-Bruges na Bélgica, chegou em 1910 em Elizabethville, actual Lubumbashi, com seus irmãos. De seguida, tornou-se Vigário apostólico, Prefeito apostólico, e enfim, foi consagrado Bispo. Morreu em 1958, deixando a recordação de um Bispo dinâmico. Como membro do conselho provincial, recomendou a política de assimilação, inspirada em valores cristãos e na administração política directa, na qual brancos e negros tivessem os mesmos direitos. Na época, o Congo era uma colónia belga, prestes a tornar-se independente.
Por ocasião do centenário de evangelização, Pe. Germain Kasonde, histórico, Vigário da catedral de “São Pedro e Paulo”, escreveu um livro, intitulado “Dom Jean de Hemptine Felix, fundador da Prefeitura apostólica e do Vicariato Apostólico de Katanga. A visão política e as obras sociais de Katanga industrial 1910-1958”.
As celebrações do centenário concluir-se-ão a 15 de Agosto de 2010. O arcebispo de Lubumbashi, D. Floribert Songasonga Mwitwa, auspicia que este seja um ano de agradecimento pelo dom do Evangelho, que chegou com os primeiros missionários, que enfrentaram dificuldades, como a natureza hostil daquelas terras.
Com «Agência Fides»
