Rota das Catedrais online

O mês de Setembro é ainda, por natureza, uma época em que o tempo está agradável e, mesmo depois de muitos de nós já terem ido de férias, aproveitamos ainda para programarmos uns fins-de-semana para visitar alguma região do país. Porque não aproveitar a nossa sugestão para procurar mais informações sobre as catedrais existentes em Portugal e assim, escolher um destino de fim-de-semana?

Pois bem, esta semana aconselhamos que digite o endereço www.rotadascatedrais.com/, para efetuar uma visita ao sítio criado pelo Secretariado Nacional dos bens Culturais da Igreja (SNBCI), que se denomina Rota das Catedrais. Este projeto online, “dá a conhecer as iniciativas ligadas ao acordo de cooperação assinado em Junho de 2009 entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, uma afirmação do inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das catedrais portuguesas”.

Apesar de alguns dos destaques que encontramos na página principal já se encontrarem desatualizados, consideramos que todo este espaço é uma mais-valia para conhecer as catedrais que “constituem um tecido essencial de memória e de identidade, profundamente caracterizador do território e das suas gentes”.

Na opção “rota das catedrais”, obtemos todas as informações ao pormenor sobre este grandioso projeto. Nomeadamente, uma breve apresentação, os acordos de cooperação realizados, a constituição do grupo técnico coordenador, os protocolos efetuados e ainda uma breve resenha sobre a imagem gráfica, inspirada no desenho arquitetónico das catedrais. Caso pretenda saber mais acerca das catedrais existentes em Portugal, clique no item “catedrais”. Aqui obterá todas as informações de cada uma das catedrais, quer ao nível dos horários (abertura, culto), contactos, localização, etc.

O principal ex-libris deste sítio, encontra-se disponível em “visitas virtuais”, onde tem disponíveis 6 catedrais, para serem visualizadas num fantástico motor de modelação 3D, permitindo assim, ver ao pormenor a riqueza arquitetónica de cada uma.

Fica então lançada a sugestão de visita a este espaço extraordinário, onde além de conhecer melhor as catedrais nacionais, fica também a saber mais acerca deste projeto.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top