Rota das Catedrais já está online

Lisboa, 08 abr 2011 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI) acaba de lançar a página oficial do projeto Rota das Catedrais na Internet, juntamente com a sua “imagem gráfica”.

O site www.rotadascatedrais.com dá a conhecer as iniciativas ligadas ao acordo de cooperação assinado em junho de 2009 entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, uma “afirmação do inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das catedrais portuguesas”.

“As catedrais de Portugal constituem um tecido essencial de memória e de identidade, profundamente caracterizador do território e das suas gentes, de Norte a Sul do País, do Litoral ao Interior, passando pelas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores”, pode ler-se.

O destaque da página vai hoje para o congresso internacional Rota das Catedrais, a decorrer no Museu Municipal de Faro até 9 de abril, como a “primeira etapa na apresentação pública do projeto”.

O site promete uma visita virtual de 360 graus às catedrais portuguesas, estando, neste momento, disponíveis as sés do Porto, Santarém e Viseu.

Quanto à imagem gráfica da Rota das Catedrais, da autoria do designer Xavier Neves, assinala-se que a mesma pretende “não só identificar e comunicar o património artístico e histórico das Catedrais de Portugal, mas também constituir um instrumento indutor da experiência cultural proposta”.

Esta imagem é inspirada no “desenho arquitetónico da catedral românica” e quer ser um elo de ligação entre “o produtor e o consumidor”, particularmente visível na «Loja da Rota», que vai abrir, nesta página oficial do projeto.

O acordo de cooperação assinado em 2009 assume como objetivo oferecer às catedrais uma atenção global, através de uma qualificada intervenção de recuperação e conservação de valores patrimoniais inestimáveis.

Ao projeto estão associados os monumentos afetos ao culto católico com o estatuto canónico de catedral, ou de concatedral, bem como a sé Velha de Coimbra e as antigas antigas sés de Elvas e de Silves.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top