Lisboa, 20 out 2011 (Ecclesia) – O novo reitor do Pontifício Colégio Português de Roma, padre José Fernando Caldas Esteves, da diocese de Viana do Castelo, toma hoje posse do cargo numa cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
O cargo de vice-reitor vai ser ocupado pelo padre Paulo José Sequeira Figueiró, da diocese da Guarda.
O novo responsável máximo da instituição, que até agora desempenhava a função de vice-reitor, tem 37 anos de idade e 13 de ordenação sacerdotal, substituindo D. José Manuel Garcia Cordeiro, ordenado bispo, na diocese de Bragança-Miranda, no início deste mês.
O Colégio foi fundado em 1898 para alojar os padres enviados para Roma pelos seus bispos ou superiores, com o objetivo de aprofundarem os estudos nas várias áreas do saber humano e teológico.
A instituição pertence à Conferência Episcopal Portuguesa mas depende também da Santa Sé: o seu reitor é nomeado pela Congregação para a Educação Católica, sob proposta dos bispos de Portugal, enquanto que o vice-reitor e outros responsáveis são designados pelo episcopado nacional com o conhecimento do Vaticano.
O Pontifício Colégio Português acolhe atualmente 35 alunos de 12 países da África, Ásia e Europa, incluindo 13 padres de nove dioceses lusas.
D. José Cordeiro falou à Renascença do significado de regressar a Roma depois de tantos anos, agora como bispo, confessando “uma sensação de gratidão e de proximidade com o sucessor de Pedro [o Papa].
O antigo reitor vai ser homenageado pela instituição, na celebração dos 111 anos do Colégio.
RR/OC