Lisboa, 23 fev 2016 (Ecclesia) – O Vaticano vai promover cursos de formação sobre o novo processo de declaração de nulidade do matrimónio e sobre o sacramento da reconciliação.
Na sua página na internet, a Penitenciaria Apostólica informa que o curso sobre ‘Foro Interno’, que vai analisar diferentes aspetos da celebração do sacramento da reconciliação, começa no dia 29 de fevereiro e termina a 04 de março.
“Coloquemos no coração com convicção o sacramento da reconciliação”, é a frase do Papa Francisco, da Bula ‘Misericodiae Vultus’, que dá mote à formação que se realiza no Palácio da Chancelaria, em Roma.
O curso de formação 2016 do Tribunal da Rota Romana vai decorrer entre 7 e 12 de março e as inscrições decorrem até ao dia 29 de fevereiro.
Esta ação, que se realiza também no Palácio da Chancelaria, em Roma, sede do tribunal, a reforma dos processos para a nulidade matrimonial, os procedimentos administrativos: “Super Rato” e a “Nulidade do vínculo da Ordem Sagrada”
A Rota Romana é o tribunal ordinário da Santa Sé para julgar processos de apelo ao Romano Pontífice que julga, em segunda instância, as causas dos tribunais ordinários e remetidas em apelo à Santa Sé e também, em terceira e última instância, as causas julgadas por ele próprio e por outros tribunais eclesiásticos.
O tribunal tem entre os seus auditores o religioso português Manuel Saturino da Costa Gomes, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.
O programa e as condições de participação no curso sobre o processo matrimonial e sobre o Foro Interno estão disponíveis nas respetivas páginas da internet.
CB/PR