Programa de Francisco incluiu confissões, encontro com doentes e missa com crisma de nove pessoas
Cidade do Vaticano, 01 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje a Paróquia de São Cirilo de Alexandria, nos subúrbios de Roma, e crismou nove jovens, aos quais pediu que esta não seja uma “cerimónia do adeus” à Igreja.
Na homilia da missa a que presidiu, Francisco destacou que um caminho no qual não é contemplado Jesus “não é um caminho de cristãos”, antes de perguntar: “E depois do Crisma, adeus, não se vai mais à Igreja? E verdade ou não?”.
A segunda visita a uma paróquia de Roma no atual pontificado começou com um encontro entre o Papa argentino e crianças que fizeram a Primeira Comunhão, doentes, recém-batizado e os nove adolescentes que receberam o Sacramento da Confirmação.
Francisco confessou ele próprio, em seguida, alguns dos paroquianos, antes da Missa do I Domingo do Advento, tempo litúrgico de preparação para o Natal.
A homilia apelou ao encontro com Jesus na oração e nas “boas obras”. “Quando visitamos os doentes, quando ajudamos um pobre, quando pensamos nos outros, quando não somos egoístas, quando somos amáveis, encontramos sempre Jesus”.
“O caminho da vida é precisamente este: caminhar para encontrar Jesus”, acrescentou o Papa.
Francisco recordou que Jesus “procurava mais” os pecadores e era repreendido por isso.
“Sejam corajosos. Não tenham medo! Encontrar Jesus é o presente mais bonito”, exortou.
A Paróquia de São Cirilo de Alexandria situa-se numa área industrial, mas a comunidade tem sido afetada pela crise económica.
No final da Missa, o Papa encontrou-se com o Conselho Pastoral, composto por 30 agentes paroquiais e voluntários.
OC