Vaticano divulga primeiras imagens de Francisco após a operação de 7 de junho
Roma, 15 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje as crianças internadas nos serviços de oncologia e neurocirurgia pediátrica do Hospital Gemelli, junto ao quarto onde se encontra em convalescença, após uma intervenção cirúrgica.
A informação foi avançada pelo Vaticano, que divulgou ainda as primeiras imagens de Francisco desde a operação a uma hérnia abdominal, no dia 7 de junho.
Às crianças que o acolheram com aplausos, no corredor, juntamente com médicos e enfermeiras, o Papa” mostrou a sua proximidade, o seu carinho, a sua emoção, entre carícias e bênçãos”, refere o portal de notícias do Vaticano.
Francisco quis agradecer a carta e os desenhos que recebeu, no início do seu internamento.
Na segunda-feira tinha sido divulgada uma carta enviada pelo Papa aos enfermeiros do Serviço de Neurologia Pediátrica, em resposta à uma mensagem destes profissionais sobre a dificuldade da sua missão, junto de crianças e pais que “aceitaram carregar uma cruz pesada”.
Francisco falou em “testemunhas, tanto da vida como da morte”, convidando o pessoal de enfermagem a “acompanhar estes pequenos ‘anjos’ até ao limiar do encontro com o Senhor”.
“Vocês são imagem da Igreja ‘hospital de campanha’, que continua a desempenhar a missão de Jesus Cristo”, prossegue a mensagem.
Esta quarta-feira, o Vaticano anunciou que o Papa deverá ter alta “nos próximos dias”, perante a evolução favorável da operação a que foi submetido.
“O Santo Padre descansou bem durante a noite. A equipa médica refere que a evolução clínica decorre regularmente, sem complicações. Portanto, está a programar a alta para os próximos dias”, informa uma nota enviada aos jornalistas pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé.
A 4 de julho de 2021, também no Hospital Gemelli, Francisco foi submetido a outra intervenção, por causa de uma “estenose diverticular sintomática do cólon”, tendo permanecido internado durante dez dias.
No último dia 29 de março, o Papa foi internado pela segunda vez, no Gemelli, por causa de uma infeção respiratória, tendo alta médica a 1 de abril.
OC