Roma: Papa visita exposição da Bíblia do século XV, na Biblioteca do Senado

Leão XIV deslocou-se ao Palácio da Minerva para ver manuscrito exposto por ocasião do Jubileu

Foto: Lusa/EPA

Roma, 18 dez 2025 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje, em Roma, a exposição dedicada à Bíblia de Borso d’Este, patente na Biblioteca do Senado, uma obra rara do século XV exposta ao público por ocasião do Jubileu.

Leão XIV chegou ao Palácio da Minerva, onde se encontra a biblioteca, cerca das 14h45, sendo acolhido pelo presidente do Senado italiano, Ignazio La Russa, e pelo secretário-geral da instituição, Federico Silvio Toniato.

A visita privada centrou-se no manuscrito iluminado em dois volumes, realizado entre 1455 e 1461, uma obra-prima que regressa ao contacto com o público cem anos após a sua primeira exposição e que é mostrada apenas em “ocasiões muito raras”, indica o portal de notícias do Vaticano.

Antes de ver a Bíblia na Sala Capitular, o Papa passou pela Sala do Arquivo, onde saudou vários responsáveis parlamentares e cumpriu um gesto simbólico natalício, retirando o véu que cobria a imagem do Menino Jesus no presépio tradicional, ali montado.

Durante o encontro, que durou cerca de 20 minutos, houve troca de presentes: Ignazio La Russa ofereceu ao Papa uma ‘martinella’, a campainha utilizada pelo presidente do Senado para chamar à ordem na sala, personalizada com uma dedicatória; por seu lado, Leão XIV deixou uma mensagem no livro de honra da instituição.

À saída, o presidente do Senado descreveu a visita como uma “grande honra” e um “momento de reflexão para os crentes e também para os não crentes”, destacando a figura do Papa como sinal de “amor e paz”, especialmente na proximidade do Natal.

A partida do Papa, pouco depois das 15h00, foi acompanhada pelo cântico natalício ‘Adeste Fideles’, entoado pelo Coro polifónico do Palácio Madama.

Antes desta visita cultural, Leão XIV tinha almoçado na Nunciatura Apostólica junto do Estado Italiano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top