Roma, 18 nov 2015 (Ecclesia) – Os responsáveis pela Escola Católica vão reunir-se, em Roma, entre hoje e 21 deste mês, para refletir sobre «Educar Hoje e Amanhã. Uma paixão que se renova».
O Congresso celebra os aniversários dos 50 anos da Declaração «Gravissimum Educationis» e dos 25 anos da Constituição Apostólica «Ex Corde Ecclesiae» e tem como objetivo “relançar o compromisso da Igreja no âmbito da educação”, lê-se no site Educris.
A iniciativa, convocada em 2011 pelo Papa Bento XVI durante a assembleia plenária da Congregação para a Educação Católica contou com duas etapas preparatórias.
Um seminário de estudo com especialistas de todo o mundo, celebrado em junho de 2012, e a Assembleia plenária dos membros da congregação para a Educação Católica da Santa Sé, reunida em fevereiro de 2014.
Na sua organização colaboram a OIEC (Oficina Internacional de Educação Católica), a FIUC (Federação Internacional das Universidades Católicas) e a Comissão de Educação das Superioras e Superiores Maiores com sede em Roma.
A Comissão Episcopal da educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) vai fazer-se representar nos trabalhos do congresso por D António Moiteiro, bispo de Aveiro, e D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, ambos vogais da CEECDF.
Do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) estará presente Fernando Moita, coordenador do Departamento do Ensino Religioso Escolar (ERE) e Elisa Urbano, coordenadora do setor das Escolas Católicas no SNEC.
Também a Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC) vai participar no congresso com a presença do padre Querubim Silva, Jorge Cotovio, padre José Fernandes, padre Carlos Silva e Isabel Pestana.
LFS