Rio de Janeiro, Brasil, 21 jun 2012 (Ecclesia) – O cardeal brasileiro Odilo Scherer, enviado do Papa à cimeira Rio+20, espera que os chefes de estado e primeiros-ministros presentes no encontro cheguem a acordo sobre modelos económicos respeitadores do meio ambiente.
“A minha expectativa é que se possam estabelecer novos parâmetros para o desenvolvimento económico” que assegurem “para o presente e futuro as condições de vida não só para o homem mas para os outros seres da Terra”, declarou o arcebispo de São Paulo à Rádio Vaticano.
O representante de Bento XVI frisa que a delegação da Santa Sé vai defender “muito firmemente” a posição da Igreja Católica, que é a de “ter sempre como centro e referência o homem”, dado que a proteção da natureza depende dele e dos seus critérios éticos.
“Isto não é novo; já está dentro dos documentos do magistério da Igreja, inclusivamente de maneira muito explícita na última encíclica do Papa Bento XVI, a ‘Caritas in veritate’”, acrescentou.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil o encontro vai estudar dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
A cimeira assinala o 20.º aniversário da conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que decorreu no Rio de Janeiro no início de 1992.
RJM