Revista Cáritas de novo em circulação

Projeto editorial para «troca de ideias em campo social», diz diretor da publicação

Lisboa, 16 mai 2013 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa apresentou hoje o primeiro número da segunda série da revista Cáritas como meio para a “troca de ideias em campo social”, escreve o seu diretor, padre José Manuel Pereira de Almeida, no editorial.

“A revista Cáritas surge, de novo, no panorama português, como lugar de partilha de experiências e de troca de ideias em campo social, na procura conjunta de uma nova terra em que habite a justiça”, afirma o diretor da publicação.

Na sessão de apresentação da revista, o cónego João Aguiar Campos disse que o aparecimento da revista Cáritas é um “ato de coragem” numa ocasião em que as condições de “sustentabilidade” de projetos editoriais  estão “em crise”.

Para o diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais “a Igreja em si mesma e nas suas instituições precisa de comunicar” para propor a “coragem de descer, de visitar as periferias”.

A publicação “vai olhar à volta e refletir as circunstâncias sem se limitar a ser espelho, tendo o desassombro do debate e assumindo a responsabilidade de o provocar”, disse o cónego João Aguiar Campos

“Tem um fator determinante para o êxito: a qualidade estética, intelectual e espiritual das pessoas envolvidas no projeto”, sublinhou o diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, evocou a relevância da revista Cáritas, durante a primeira série de publicação, até 1991, que se “distinguia pela escolha das temáticas e pela qualidade no seu tratamento”.

Na intervenção durante a apresentação da nova publicação, Eugénio Fonseca, agradeceu os que trabalharam na publicação que foi, até há 22 anos, “uma referência nas escolas de estudos humanistas do país” e a todos os que tornam possível o ressurgimento deste projeto editorial.

A primeira edição da segunda série da revista Cáritas publica textos de opinião sobre o Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI, apresenta a reportagem da entrega do Prémio Direitos Humanos pela Assembleia da República à Cáritas Portuguesa e, no tema de capa, publica uma entrevista ao responsável da Cáritas Internacional, o cardeal Oscar Maradiaga.

O tema dos sem-abrigo, da fome e do mercado são analisados nas páginas desta revista, que informa também sobre projetos relevantes da Cáritas Portuguesa, apresenta na secção “Figura” o cónego Serrazina e inclui páginas com “Boas Notícias”.

A revista Cáritas foi lançada pela primeira vez em 1981, tendo terminado a  primeira série em 1991, no número 100.

A nova revista Cáritas vai ter edição quadrimestral, com publicação planeada para os meses de maio, setembro e dezembro de cada ano, tem um preço de capa de dois euros e estará disponível através de assinatura e venda direta nas várias Cáritas Diocesanas.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top