Revista Brotéria assinala 250 anos da expulsão dos jesuítas (RR)

O regime absolutista do Marquês de Pombal, as razões e a forma como há 250 anos expulsou os jesuítas do país estiveram ontem em foco num colóquio na igreja de São Roque em Lisboa, numa iniciativa da Companhia de Jesus.

Uma sessão marcada pela apresentação de uma edição especial da revista Brotéria, a mais antiga do país. 250 anos depois, os jesuítas lembraram o contexto histórico que levou o Marquês de Pombal a expulsar os jesuítas. Nada mais injusto, diz o padre Antonio Vaz Pinto, director da revista Brotéria.

Uma expulsão ditada pelo regime absolutista do Marquês de Pombal, convencido que os jesuítas eram um estado dentro do estado e, por isso, tinham que ser escorraçados do país, um verdadeiro terramoto cultural que deixou marcas profundas no ensino em Portugal, explicou o Padre Vaz Pinto.

Estes 250 anos da expulsão dos jesuítas deram origem a este número especial da revista, a mais antiga do país, um verdadeiro contributo da igreja para a cultura portuguesa.

Um colóquio que revistou um período difícil da Companha de Jesus e para História ficam os números: 1092 jesuítas foram expulsos de Portugal pelo Marquês de Pombal.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top